Páginas

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Imbróglio Tupiniquim

O assunto já tá meio frio, antigo, mas eu achei que combinava tanto com os últimos posts que eu não podia deixar de colocar aqui. Trata-se não de censura propriamente dita, mas de uma tentativa de retaliação ou intimidação, o que não deixa de ser danoso ao ambiente científico.

A Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA) está processando pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da UERJ. As ações foram ajuizadas há dois meses, após os pesquisadores apresentarem durante uma assembléia da ALERJ um laudo recomendando que a saúde dos moradores de Santa Cruz, na zona oeste da cidade, seja monitorada por pelo menos 20 anos após o fim da exposição à fuligem metálica emitida na atmosfera pela companhia.

No ano retrasado, houve emissão irregular de fuligem em duas ocasiões, um evento que ficou conhecido como “chuva de prata”. Isso levou a CSA a ser processada pelo governo e pagar uma multa no valor de R$3,6 milhões e além de ter sido obrigada a gastar R$14 milhões em obras na região atingida.

Amostra da chuva de prata de Santa Cruz
A CSA alegou que o material era composto por grafite e ferro e que não trazia problemas à saúde da população. No entanto, diversas pessoas sofreram na época problemas respiratórios, e segundo o laudo dos pesquisadores processados, há evidência de que se trata de uma mistura de materiais como cálcio, manganês, silício, enxofre, alumínio, magnésio, estanho, titânio, zinco e cádmio. Esse mesmo laudo aponta que o contato com essas partículas pode gerar diversos prejuízos à saúde, como alergias respiratórias, de pele, problemas cardiológicos e, a longo prazo, o surgimento de casos de câncer. E por isso aponta a necessidade de monitoramento dessa população.

Enquanto a CSA tem direito de defesa e até de questionar a pesquisa da Fiocruz, é controverso se ela se beneficiaria de um processo contra os pesquisadores, o que até o momento, tem sido interpretado como uma tentativa de intimidação e repercute negativamente contra a empresa.

Os pesquisadores, ao investigar os efeitos da “chuva de prata” estão meramente cumprindo seu papel na sociedade, que é o de dar assistência técnica e científica. Vale dizer que os mesmos em nada se beneficiam ao propor o monitoramento da população. Não haverá compensações monetárias pela pesquisa que os mesmos realizaram. No máximo alguma publicidade, mas só.

É questionável também se o produto (e autores) de uma pesquisa científica é passível de processo, já que pela constituição o exercício intelectual e de ofício é livre. Por outro lado, o abuso de direito de petição (ou seja, processar indevidamente) pode ser considerado ilícito, o que viraria a mesa, com os pesquisadores processando a CSA por danos morais. Mas isso é algo que caberá ao Judiciário decidir. Por ora, basta torcermos para que essa tenha sido uma ocorrência isolada, e que isso não gere em nenhum pesquisador receio de conduzir suas pesquisas, sejam elas quais forem.


Por Luiza Montenegro Mendonça e Fernanda Miranda. Esse post foi primeiramente publicado no blog da Revista Bio ICB, como parte da disciplina de Divulgação Científica do ICB-UFRJ.

Fotografia retirada daqui.

2 comentários:

  1. Quero agradecer ao Dr. Eboh pelo medicamento fitoterápico para o HIV que ele deu para mim e para minha filha, eu estava com HIV quando dei à luz minha filha e foi assim que minha filha pegou a doença indiretamente de mim, mas para Deus seja a glória que eu estou curar com o remédio herbal que o Dr. Eboh me deu quando eu entrei em contato com ele. Eu quero usar este meio para dizer a todos que a solução para a nossa doença chegou, então eu gostaria que você contatasse este grande curador com ele todas as suas dores desaparecerão, eu estou realmente feliz hoje que eu e minha filha estamos curados HIV, agora estamos negativos após o uso de seu remédio, meu médico confirma. mais uma vez eu digo um grande obrigado a você Dr. Eboh, seu site: https://holycurecenter.wordpress.com para curar as mãos sobre a minha vida e minha filha, eu digo que Deus continue a abençoar você abundantemente e dar-lhe mais poder para manter ajudando aqueles que querem sua ajuda em suas vidas. mande-o por e-mail agora ele está esperando para te receber. holycurecenter@gmail.com ou adicione-o no whatsapp 2348053823815.

    O Dr. Eboh PODE TAMBÉM CURAR A SEGUINTE DOENÇA: -

    1. HIV / AIDS
    2. HERPES
    3. CÂNCER
    4. ALS
    5. feitiço de amor
    6. Lotto Feitiço

    ResponderExcluir
  2. Sou do Reino Unido dou graças a um grande médico que me ajuda a sair da minha doença eu fiquei muito doente agradeço a deus que usa esse homem para ajudar, começou quando eu viajar para a Flórida para visitar lá eu conheço uma senhora não sabendo para mim que ela é HIV positiva Eu realmente gosto da senhora porque ela era linda Eu sempre a vejo a cada momento Eu fecho meu olho Eu fui contar a ela como eu sinto por ela mas eu não sei se ela sabe que ela HIV Eu fui para a cama com ela Eu também entrei em contato com o vírus quando cheguei em casa por mês. Meu médico veio me checar e ele descobriu que eu estava com HIV. Ele ficou chocado e me disse que eu estava tão confuso e tão surpreso ao saber que estava tomando remédio para HIV. boa a 2 anos resolvi procurar curá-los eu conheço este post na internet entrei em contato com ele para ajuda… bem DR.Wealthy provando ser um grande homem e ele me curar .. Segundo ele ele disse que é o poder de seus deuses bem Eu agradeço a Deus estou de volta novamente se você precisar de cura para o seu HIV ... você ainda pode entrar em contato com ele ou seu e-mail ou número Eu prometo que ele é 100% Ele cura qualquer vírus como T-VIRUS HIV-AIDS ROTA-VIRUS, SMALLPOX, HEPATITE B se você tiver este vírus ou amigo não-parente, entre em contato com ele agora wealthylovespell@gmail.com ou adicione-o no WhatsApp +2348105150446

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...