Páginas

sábado, 14 de janeiro de 2012

Porque (ainda) não existe vacina contra o HIV?


Infelizmente, até o momento, todos os esforços de se desenvolver uma vacina contra o HIV, foram um fracasso, tanto por não apresentarem nenhuma proteção ou por gerarem uma eficiência de proteção insuficiente (próxima a 30%).

A dificuldade em se desenvolver uma vacina contra o HIV deriva de diversos fatores. O vírus sofre mutações muito rapidamente. Isso faz com que o vírus seja muito variável e dificulta o fato de se encontrar uma vacina que ofereça proteção contra todos os vírus circulantes. Além disso, o HIV é um retrovírus, o que significa que ele insere seu genoma viral no genoma da célula. Uma vez lá, a célula não tem como discernir entre DNA viral e DNA próprio. Sendo assim, são estabelecidos reservatórios virais, células onde o vírus se esconde, e onde a vacina não pode atuar. Para finalizar, ainda não há um consenso sobre quais são as variáveis imunológicas desejáveis para uma vacina. Lembre-se que o HIV infecta células do sistema imune, as mesmas células que uma vacina estimula a fim de se criar um estado de proteção que impedirá futuras infecções. Sendo assim, ao estimular essas células, a vacina pode aumentar o número de células alvo do HIV e facilitar uma infecção, ao invés do contrário esperado. Por conta disso, uma boa vacina deve estimular tanto as células de defesa quanto induzir a produção de anticorpos, e esses anticorpos podem inclusive se ligar ao vírus e impedir que ele entre nas células, impedindo a formação dos reservatórios virais. Esses anticorpos são denominados anticorpos neutralizantes, pois conseguem neutralizar a infecção ao impedir a entrada do vírus na célula.

Devido à gravidade da doença causada pelo HIV, as estratégias comuns de desenvolvimento de vacinas, como o uso de vírus inteiro inativado ou atenuado são evitadas por questões de biossegurança. Não é difícil entender, já que, na possibilidade de uma inativação incompleta ou de uma reversão de fenótipo (se o vírus deixar de ser atenuado e se tornar patogênico), pessoas que tomaram a vacina para se proteger, se tornariam infectadas (nada legal). Por isso, as vacinas contra o HIV baseiam-se em novas estratégias de vacinação, como as vacinas de subunidades (onde ao invés de um vírus inteiro se utilizam apenas algumas proteínas virais) e as vacinas de DNA. As vacinas de DNA se encontram numa interseção entre vacina e terapia gênica e podem ser feitas apenas com o DNA ou com o DNA vetorizado numa partícula viral (da mesma forma como explicado aqui). Nessa estratégia é utilizado um vírus que contém a sequência de DNA que codificam uma ou mais proteínas do HIV (nesse caso, mas pode ser sequência de qualquer vírus/organismo contra o qual se deseja fazer uma vacina). O vírus entra na célula e expressa as proteínas de interesse, e o organismo desenvolve uma resposta imunológica contra essas proteínas (o que, com sorte, trará imunidade frente a uma infecção pelo HIV, que possui essas proteínas).

Vacinas desse tipo já foram testadas em humanos (o famoso STEP study), mas o desenho da vacina não foi feliz, pois usava como vetor um adenovírus humano (o Adenovírus subtipo 5) para o qual grande parte da população já possuía anticorpos neutralizantes. O que aconteceu é que na maior parte dos testados, o vetor da vacina nem chegou a entrar em célula nenhuma (muito menos expressar nenhum gene do HIV), porque foi barrado pelos anticorpos neutralizantes contra o adenovírus 5. A vacina foi um fracasso.

Desde então, vários vetores passaram a ser avaliados a fim de se descobrir os mais aptos a uma vacina de DNA vetorizado para humanos. Alguns são vírus animais, como poxvírus de aves e adenovírus de chimpanzés (não se espera que existam muitas pessoas com anticorpos contra vírus de animais, certo?). Outros são vírus humanos relativamente raros, como adenovírus subtipos 26 e 35 (já que são raros, poucos tiveram contatos com eles, logo não devem haver muitas pessoas com anticorpos também). Há ainda vetores baseados em vírus que já foram erradicados, como o MVA, que é um vírus vaccinia (causador da varíola) vacinal altamente atenuado que foi usado no final da campanha de vacinação contra varíola na Alemanha. Bom, a varíola está erradicada no mundo, e a vacinação suspensa (no Brasil foi suspensa em 1980). Logo, não se espera que haja anticorpos na população (pelo menos os mais jovens) contra o vaccinia.

Devido aos fracassos sucessivos em se desenvolver uma vacina contra o HIV, a comunidade científica estava desacreditada. Mas um novo estudo que saiu dia 4 desse mês na revista Nature renovou as esperanças dos cientistas numa vacina contra o HIV. E isso será abordado num próximo post.

Por Luiza Montenegro Mendonça.


Para uma mais informações sobre porque ainda não temos uma vacina contra o HIV recomendo o ótimo post do blog "A Rainha Vermelha" - Quem está escondendo a vacina contra a AIDS. Lá tem ótimas ilustrações da campanha contra o HIV também.

Ilustração retirada daqui.

13 comentários:

  1. Como fabricar uma vacina para uma coisa que não existe?esta doença e nada mais que o falência do sistema imunológico motivado pelo uso de drogas e uma ma alimentação.vocês já devem ter percebido que muitas pessoas que desenvolve esta doença tem histórico de uso dr drogas ou uma vida desregrada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É preciso uma boa dose de inocência (e arrogância) para acreditar que um vírus que mata 1.6 milhões de pessoas ao ano não existe. Todas levavam vidas desregradas?
      Isso nada mais é que uma visão distorcida que alimenta o preconceito.
      Eu trabalho diretamente com esse vírus "inexistente" por oito anos. Eu vejo seus efeitos em culturas de células, eu consigo detectar suas proteínas e seu material genético, eu consigo vê-lo no microscópio eletrônico. E hoje em dia é possível infectar modelos animais com ele e verificar a progressão da doença. Será que esses animais levam vidas desregradas?

      Excluir
    2. Oi Bom dia a todos. Meu nome é Luana Salvador, sou nativo de Braga em portugal, sou uma equipe do Minho. Tenho sofrido de verrugas genitais (HPV) por mais de 4 anos agora e, de repente, gastei muito dinheiro para garantir que eu fique saudável, mas felizmente, 2 meses atrás, 3 de fevereiro de 2017 para ser preciso, entrei contato com um curandeiro de ervas on-line que tem ajudado muitas pessoas em todo o mundo e curando doenças que parecem incuráveis, seu nome é Dr_water. Em primeiro lugar, pensei que era uma piada até eu contactar a Dr_water através deste e-mail DRWATERHIVCURECENTRE@GMAIL.COM e ele disse que pode me curar. Ele solicitou meus detalhes e o dinheiro para o tratamento. Depois de uma semana, ele me enviou algum medicamento em portugal e me deu prescrições para usar o medicamento. E, com toda a verdade, comecei a recuperar a saúde assim que comecei a usar o remédio, percebi que as verrugas começavam a secar e desaparecer gradualmente. Eu terminei o tratamento no mês passado, então eu fui ao meu hospital e meu médico confirmou que eu estava curado do HPV, todo o teste médico que eu realizava eram todos negativos, eu estava completamente curado. Estou muito feliz em compartilhar essa experiência porque ainda não consigo aguentar minha excitação.
      Este é o seu número Whatsapp +2349050205019, e este é o seu email: DRWATERHIVCURECENTRE@GMAIL.COM. Ele também tem Medicamentos para curar HIV, Herpes, Diabetes, Hepatite B e C, Câncer, Asma e muito mais. Eu acredito que ele pode curar quase tipo de doença. Siga-me no twitter @ luanajulian1981 ou envie-me um e-mail se precisar da minha ajuda: luanajulian1981@gmail.com

      Excluir
    3. Oi Bom dia a todos. Meu nome é Luana Salvador, sou nativo de Braga em portugal, sou uma equipe do Minho. Tenho sofrido de verrugas genitais (HPV) por mais de 4 anos agora e, de repente, gastei muito dinheiro para garantir que eu fique saudável, mas felizmente, 2 meses atrás, 3 de fevereiro de 2017 para ser preciso, entrei contato com um curandeiro de ervas on-line que tem ajudado muitas pessoas em todo o mundo e curando doenças que parecem incuráveis, seu nome é Dr_water. Em primeiro lugar, pensei que era uma piada até eu contactar a Dr_water através deste e-mail DRWATERHIVCURECENTRE@GMAIL.COM e ele disse que pode me curar. Ele solicitou meus detalhes e o dinheiro para o tratamento. Depois de uma semana, ele me enviou algum medicamento em portugal e me deu prescrições para usar o medicamento. E, com toda a verdade, comecei a recuperar a saúde assim que comecei a usar o remédio, percebi que as verrugas começavam a secar e desaparecer gradualmente. Eu terminei o tratamento no mês passado, então eu fui ao meu hospital e meu médico confirmou que eu estava curado do HPV, todo o teste médico que eu realizava eram todos negativos, eu estava completamente curado. Estou muito feliz em compartilhar essa experiência porque ainda não consigo aguentar minha excitação.
      Este é o seu número Whatsapp +2349050205019, e este é o seu email: DRWATERHIVCURECENTRE@GMAIL.COM. Ele também tem Medicamentos para curar HIV, Herpes, Diabetes, Hepatite B e C, Câncer, Asma e muito mais. Eu acredito que ele pode curar quase tipo de doença. Siga-me no twitter @ luanajulian1981 ou envie-me um e-mail se precisar da minha ajuda: luanajulian1981@gmail.com.,

      Excluir
    4. Você sabe que existe um excelente médico africano sobrenatural que pode curar o HIV? Meu nome é Isabella Donovan, fui diagnosticado de HIV no ano de 2012 desde então, estava tomando meus medicamentos. No mês passado, vi um e-mail de uma pessoa estranha, Henry Lovei, ele me contou como Dr.water o curou de HIV. Eu colecionei o e-mail e o número de telefone do Healer, Dr.water, liguei para ele, ele me pediu para lhe enviar meu e-mail, o que eu fiz. Ele me disse que eu preciso primeiro pagar alguns materiais nos quais ele usará para preparar a cura. . Prometi-me fazer qualquer coisa para curar-me. Enviei o dinheiro para preparar o remédio. Ele preparou a medicina herbal e enviou-os para mim nos EUA. Depois que eu usei a meditação por alguns dias, ele me pediu para verificar o estado do meu HIV, quando eu fiz o check-up, fui testado HIV negativo. Estou tão feliz, não posso deixar de agradecer a ele. Estou certo de que ele também pode curá-lo. Este é o seu email de contato = Drwaterhivcurecentre@gmail.com ou número do Whatsapp +2349050205019.

      Se quiser falar comigo, adicione-me no facebook: isabella donovan Brown. Algumas pessoas me adicionaram no Facebook e até foram tão exigentes para os resultados do meu teste de HIV antes de finalmente acreditarem em mim. Mas a verdade é que não poderia estar fazendo tudo isso para um médico em África distante. Na verdade, eu era um paciente com HIV por cerca de 4 anos antes de eu ter sido completamente curada pelo Dr.water. E ele pode curar outras doenças como Herpes, HPV, Diabetes, hepatite, algum tipo de câncer e assim por diante

      Excluir
    5. Você sabe que existe um excelente médico africano sobrenatural que pode curar o HIV? Meu nome é Isabella Donovan, fui diagnosticado de HIV no ano de 2012 desde então, estava tomando meus medicamentos. No mês passado, vi um e-mail de uma pessoa estranha, Henry Lovei, ele me contou como Dr.water o curou de HIV. Eu colecionei o e-mail e o número de telefone do Healer, Dr.water, liguei para ele, ele me pediu para lhe enviar meu e-mail, o que eu fiz. Ele me disse que eu preciso primeiro pagar alguns materiais nos quais ele usará para preparar a cura. . Prometi-me fazer qualquer coisa para curar-me. Enviei o dinheiro para preparar o remédio. Ele preparou a medicina herbal e enviou-os para mim nos EUA. Depois que eu usei a meditação por alguns dias, ele me pediu para verificar o estado do meu HIV, quando eu fiz o check-up, fui testado HIV negativo. Estou tão feliz, não posso deixar de agradecer a ele. Estou certo de que ele também pode curá-lo. Este é o seu email de contato = Drwaterhivcurecentre@gmail.com ou número do Whatsapp +2349050205019.

      Se quiser falar comigo, adicione-me no facebook: isabella donovan Brown. Algumas pessoas me adicionaram no Facebook e até foram tão exigentes para os resultados do meu teste de HIV antes de finalmente acreditarem em mim. Mas a verdade é que não poderia estar fazendo tudo isso para um médico em África distante. Na verdade, eu era um paciente com HIV por cerca de 4 anos antes de eu ter sido completamente curada pelo Dr.water. E ele pode curar outras doenças como Herpes, HPV, Diabetes, hepatite, algum tipo de câncer e assim por diante

      Excluir
    6. Olá pessoal! Meu nome é Beverly Buwer. Quero compartilhar meu testemunho com o público em geral sobre o que este curandeiro Herbs do médico APAMA fez por mim. Este médico fez o que inicialmente pensava que era impossível na minha vida, fiquei cansado de HPV, eu tive verrugas genitais por 5 anos. Entrei com o médico APAMA e falei sobre minhas condições de saúde e ele prometeu curar-me, ele preparou alguns medicamentos fitoterápicos e enviou-o para o meu país. Peguei o medicamento exatamente como ele instruiu e hoje estou curado e totalmente curado. Agora estou vivendo uma vida normal e feliz. Se você está lá fora, com alguma doença e problemas de saúde, HIV, HPV, Herpes, Hepatite A, B e C, Chlamydia, Vagina, Diabetes ou Câncer e muitas outras doenças incuráveis ​​não desistem ainda porque o Dr. Apama também pode ajudá-lo também se você acredita. Entre em contato com ele hoje, seu e-mail é DRAPAMAHERBALHEALINGCENTRE@GMAIL.COM e seu número WhatsApp: +2349072570496. Você pode me falar em Beverlybuwer@gmail.com e no meu Twitter: @Beverlybuwer.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Eu estava sofrendo com dificuldades pelo HIV / AIDS desde os 9 anos agora, e eu tenho 2 filhos para o meu marido, e agora não podemos continuar a ter outros filhos por causa da minha doença e agora eu tenho todo o que um ser humano como eu e meu marido pode fazer apenas para que minha doença seja curada, eu fui a vários lugares para procurar ajuda, nem mesmo uma pessoa poderia ajudar, até eu derreter um comentário no jornal diário que foi comentado por Miss Marilyn sobre como esse poderoso tradicional O médico ajuda-a a curar-se da doença (HIV-AIDS) "meu amado". Em primeiro lugar, ter uma ajuda de um curador tradicional espiritual era uma idéia errada, mas penso nisso, continuarei a enfatizar nessas doenças o dia todo quando eu tenho alguém para me ajudar a salvar a minha vida? ", então eu ajudo todas as minhas religiões e ponho todo o interesse em contactá-lo através do seu endereço de e-mail em drehimarespelltemple@gmail.com, então depois de enviá-lo de ajudar a curar minha doença, Eu respondo comigo o mais rápido possível que eu não deveria ter medo, que ele é um doutor verdadeiro e poderoso que eu primeiro afirmou que ele era. Então, depois de todo o set ter sido feito, ele prometeu que eu serei curado, mas com uma condição de eu lhe fornecer alguns itens e obedeci o seu oráculo. Eu fiz tudo aceitando seu fato oracoso e só para ver que na semana seguinte o Dr. Ehimare me enviou na minha caixa de correio que meu trabalho foi feito com sucesso com seus poderes, fiquei primeiro chocado e, em seguida, foi a mulher mais feliz na Terra depois que eu concluí o meu teste final no hospital pelo meu médico que agora sou negativo no HIV. Meus papéis para verificar estão comigo e agora estou feliz e feliz por sua milagrosa ajuda e poder.
    Com isso, eu devo para todos os que podem procurar qualquer ajuda, seja para cura do HIV ou muito mais para contatá-lo agora neste seguinte email agora,
    E-mail: drehimarespelltemple@gmail.com
    "Senhor, obrigado por sua cura imediata da minha doença, devo dizer por curar minha doença, eu devo-lhe em troca. Obrigado e seja abençoado, senhor.
    Meu nome é jane wembli
    Seu endereço de e-mail é:
    drehimarespelltemple@gmail.com E você também pode contatá-lo com o seu WhatsApp +2348148343053

    ResponderExcluir
  4. Os suplementos de ervas existiram há milhares de anos e podem ser rastreados durante várias culturas diferentes. Por enquanto. As ervas agora são usadas para curar diabético, herpes, dor crônica, asma e até mesmo o HIV. Eu amo muitas ervas. Na maioria das vezes, injeção e drogas são apenas uma perda de tempo. Fui curado de HIV no ano passado com o uso de ervas, sofri de HIV por 13 anos, mas com a ajuda da DR. Oásis à base de plantas medicinais, fui curado dentro de algumas semanas de usar as ervas que ele me enviou através do serviço de entrega de correio. Eu não conheço o tipo de problema de saúde que está enfrentando agora, mas eu assegurei que você vai curar se você entrar em contato com o Dr. OSAS e explicar seu problema para ele, que as questões serão resolvidas em poucas semanas. Entre em contato com o Dr. OSAS através de seu endereço de e-mail: drosasherbalhome@gmail.com site http://drosasherbalhomecure.webs.com ou alcance-o através do número WHATSAP +2349035428122

    ResponderExcluir
  5. Leitura muito interessante. Eu sofri com herpes desde que eu era criança, mas só foi nos últimos anos que descobri que eu tenho herpes genital. Então eu comecei a procurar uma maneira de obter cura permanente desse vírus mortal, visitei tantos hospitais em busca de uma solução, mas nunca funcionou. Então comecei a procurar cura para o vírus da herpes.

    Pouco meses atrás, encontrei um site onde uma senhora estava compartilhando um testemunho sobre o Dr. IJAHO sobre como ele curou herpes e todas as doenças com ervas naturais, então eu decidi fazer uma tentativa para que eu envie um e-mail para o Dr. ele me contou como eu iria pegar as ervas, então eu fiz como ele instruiu alguns dias depois, recebi as ervas e comecei a tomar as ervas, conforme instruído pelo Dr.

    Fiquei chocado duas semanas depois, quando meu médico me disse que eu estava livre de herpes, então eu decidi deixar o mundo saber como eu fui curado do herpes pelo Dr. IJAHO. Você pode contatá-lo através de seu email: drijahosolutioncenter@gmail.com se você também quer curar seu herpes ou qualquer uma das doenças listadas abaixo porque o Dr. diz que ele também é uma cura para eles.

    CÂNCER

    INSUFICIÊNCIA CARDÍACA

    DAIBETES

    HPV

    EX VOLTA

    LOTERY LUCKY NUMBER





    Seu email: drijahosolutioncenter@gmail.com

    Seu número de Whatsap: +2348103601042

    ResponderExcluir
  6. DEVE LEER PARA TODOS OS PACIENTES DE AIDS / CANCER E HERPES DE HIV ***
    Meu nome é DR DIBA, eu fui médico
    por 28 anos agora, eu acredito quando há DEUS, raiz
    ervas, antepassados, antepassados, não há doença em
    Este mundo que não pode ser curado agora. se você lhe dissesse
    que HIV, CANCER, HERPES, TUBERCULOSE, PNEUMONIA, DIARREIA,
    ZIKA VIRUS, IBOLA, MONKEYPOX SMALLPOX, CHICKENPOX, DENGE
    FEBRE AMARELA, CHOLERA, INFLUENZA, CÂNCER DO PULMÃO
    ou qualquer doença mortal não pode ser curada, ele ou ela é
    mentindo tão longe como você nasceu por uma mulher, curei
    mais de 98 pessoas dessa doença tanto do exterior
    e a África. Se você é uma vítima de qualquer um desses mortos
    doença, por favor não esconda nem conserve isso para que
    você não morrerá antes do seu tempo. a vida é doce quando você tem
    boa saúde seja AVISADA. eu também posso curar qualquer tipo de doença
    basta nomear e eu também amo o charme, a medicina para crescer
    seu negócio. encanto para obter influência e poder em qualquer coisa
    você está fazendo, você pode entrar em contato comigo neste
    Email (drsagbo6088@gmail.com}
    Me ligue +23407019642881
    Mensagem no whatsapp +23407019642881

    ResponderExcluir
  7. Obter uma cura para o HIV é um conceito poderoso, muitas vezes falado como o Santo Graal da pesquisa do HIV. Embora os fármacos anti-HIV efetivos tenham transformado o HIV em uma condição gerenciável crônica - uma condição em que vives, em vez de morrer -, a terapia ao longo da vida é uma proposição muito diferente para ser definitivamente curada.
    Eu coloco a toda a raça humana que existe uma cura acessível e vendável do HIV que funcionou bem como colocaria a erradicação global de novas infecções por HIV ao alcance, ao mesmo tempo que transformaria a vida daqueles que agora viviam com o vírus.

    Dada a eficácia deste medicamento tanto no tratamento como na prevenção da infecção pelo HIV, digo a todos que lêem isso, que sou testemunha viva disso. Ao contrário de fraudadores e scammers online que irão te jogar e deixá-lo frustrado com a perda de dinheiro e esperança, essa droga custa menos e vale a pena tentar.
    Se você está interessado em curar sua própria doença,
    Abaixo está o link de comunicação do médico que possui o novo medicamento que recebi que me deu cura.
    Dr. Hazim Usman. Você pode enviá-lo por e-mail (usmandrhazim@gmail.com) ou o que ele está no telefone +2348154641673 CUIDADO DE SCAMMERS ONLINE

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...