Páginas

domingo, 1 de julho de 2012

Pioneirismo em Divulgação Científica - O Mundo de Beakman


Não é Magia, é Ciência!
O objetivo principal do blog é divulgar a ciência de maneira simples e interessante. E nesses quesitos, nenhum programa foi tão bem sucedido quanto um que passava na TV Cultura durante os anos 90.

O engraçado é que a fórmula do programa era absolutamente inusitada: Um cientista maluco de jaleco verde e topete, um laboratório com cara de armazém dos Mythbusters, um cara vestido de rato, dois penguins, e muita ciência. Meu Deus, fórmula mais inusitada só se alguém inventasse uma série com um fantoche de voz infantil lendo contos eróticos!

O programa era educativo E interessante, o que, infelizmente, é raro.

Ao todo foram 91 episódios, e alguns ainda podem ser encontrados no Youtube e no Netflix.

No dia 21 de Junho, o Beakman (mais conhecido como Paul Zaloom) veio ao Brasil para o Info Trends 2012 e foi entrevistado pelo Iberê Tenório, mais conhecido como o cara do Manual do Mundo.

Se você não conhece o Manual do Mundo, devia conhecer. O cara é um misto de escoteiro, cientista, mágico e faz diversos vídeos envolvendo todas essas coisas acima e mais pegadinhas, desafios e até receitas. Tudo de modo interessante e muito profissional (invejinha...).

Então, confiram a entrevista com Paul Zaloom...


Se eu virei cientista por causa do Beakman eu não sei, mas com certeza ele me influenciou.

Aqui tem um trechinho da participação dele no Info Trends 2012, na sua apresentação "No rastro da Ciência, como funciona o cérebro humano". Só por curiosidade, o vídeo foi "upado" pelo cara de 2 metros do vídeo (e a menina tem a minha altura).



Confiram também um episódio completo do Mundo de Beakman, um episódio que fala sobre o método científico!



Por Luiza Montenegro Mendonça.
Vi a entrevista primeiro no Jacaré Banguela (denunciei minha vadiagem malemolente), mas a entrevista foi feita pelo Manual do Mundo.
A palestra e a foto do post eu tirei daqui.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...